top of page
Foto do escritorYukê Comunicação

Oficina de Gastronomia ensina mulheres e incentiva empreendedorismo em Ponta Grossa

Oficina de Introdução à Gastronomia capacita cerca de dez mulheres do Programa Guarda Solidária, promovendo aprendizado prático e oportunidades de geração de renda


foto de Perpétua segurando um cupcake de chocolate
Perpétua de Fátima Almeida comenta que o que aprendeu a ajudará na renda extra | Foto: Wilian Ferreira / Yukê Comunicação

Na sexta-feira (01/11), a organização do 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais, junto ao Senac Estação Saudade, realizou a Oficina de Introdução à Gastronomia com cerca de 10 mulheres participantes do Programa Guarda Solidária.


A atividade, contrapartida à Lei de Incentivo a Eventos de Grande Fluxo Turístico em Ponta Grossa, Nº 12.066/14, possibilitou a essas mulheres aprenderem a fazer cupcakes.






Perpétua de Fátima Almeida, de 51 anos, foi uma das participantes, elogiou a iniciativa e completou:

“É uma coisa que vai me ajudar muito, porque, muitas das vezes, por falta de um aprendizado, de uma oportunidade de aprender, às vezes temos dificuldade até para complementar a renda em casa. Então eu fiquei bem feliz com o que eu aprendi aqui, e creio que vai me ajudar muito”.

A chefe da Divisão de Alta Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial da FASPG, Nicelle Moraes, pontua que a oficina foi uma oportunidade. “É uma possibilidade para que essas pessoas tenham outra fonte de renda, de fazer com que a culinária gere um dinheiro a mais”.


Para ela, a receita e a forma de ensino possibilitam às participantes terem uma visão de renda extra e qualificação futura.

“Elas participaram bastante, todo mundo conseguiu pôr a mão na massa, e se interessaram depois perguntando pelos cursos do Senac”.

Além disso, Nicelle afirma que foi possível ver o quanto elas ficaram felizes com os resultados das receitas, pois o momento mostrou que elas são capazes. “Foram embora satisfeitas, dizendo que iriam fazer as receitas em casa”, finaliza.


A responsável por ensinar três sabores de cupcake foi a instrutora do Senac Estação Saudade, Melissa da Silva Ciuneck. Para ela, as participantes estavam interessadas e animadas em aprender.

“Eu creio que elas saíram daqui motivadas a fazer uma renda ou em casa, para os filhos e netos”, finaliza.

Segundo a coordenação do Serviço de Acolhimento Familiar, Adriane Máximo Kobilarz, o Programa Guarda Solidária, é executado pela Fundação de Assistência Social em parceria com a Vara da Infância e Juventude, e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


“O Programa atua com o objetivo de garantir o direito à convivência familiar e comunitária e evitar o acolhimento institucional (...) quando esses se encontram em situação de risco pessoal ou social e tiveram que ser afastados de seus pais, por motivo de falecimento, abandono, negligência, ameaça ou violação de direitos por parte desses responsáveis”.

O Programa disponibiliza atendimento psicossocial e bolsa auxílio por  1 ano para custeio de despesas básicas das crianças e adolescentes e realiza articulação com a rede de atendimento do município para oferta de serviços, a fim de contribuir para superação da situação de vulnerabilidade do público atendido.


Karen Kobilarz, gerente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur), realizadora do 4º Circuito, pontua: qualificar pessoas é essencial.

“Com qualificação, há melhor atendimento, experiência positiva, economia forte e uma cidade estruturada para receber pessoas e queremos isso”.

O 4º Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais é parte do Circuito Gastronômico dos Campos Gerais, evento realizado pela AdeTur com patrocínio da Águia Florestal, através da Lei de Incentivo a Eventos de Grande Fluxo Turístico em Ponta Grossa. Tem apoio do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Universidade Estadual do Paraná (UEPG), Viaje Paraná, Sistema Fecomércio/PR Sesc Senac IFPD e Sebrae/PR.


Confira as fotos da oficina:



Comments


bottom of page