O 5º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais oferece mais de 50 opções de pratos
- Pequi Comunicação

- há 2 dias
- 3 min de leitura
Iniciativa fortalece empreendimentos, valoriza a cultura alimentar regional e incentiva o fluxo turístico dos Campos Gerais.
O 5º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais, realizado entre 1º de novembro e 15 de dezembro de 2025, reafirma a gastronomia como um dos principais elementos de identidade cultural e turística da região. A edição de 2025 conta com dezenas de opções gastronômicas oferecidas por restaurantes, cafés, cervejarias e docerias da região, valorizando ingredientes locais e tradições que transformam cada refeição em uma verdadeira experiência sensorial. Do campo à mesa, o público pode saborear desde hambúrgueres artesanais e massas com toque regional até sobremesas criativas e bebidas que revelam o melhor da produção local.Além de Ponta Grossa, participam empreendimentos de Imbaú, Ortigueira, Castro, Carambeí, Palmeira, Sengés e Tibagi participam do evento.
Com apoio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14) e patrocínio da Águia Florestal e Sicredi, a iniciativa é promovida pela Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (ADETUR), por meio do Grupo Gestor de Patrimônio Cultural e Gastronomia, em parceria com a Abrasel, o Visite Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, RPC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PR), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Sistema Fecomércio Paraná) e as prefeituras municipais da região.
O circuito tem como objetivo estimular a criação e oferta de experiências gastronômicas que valorizem a cultura regional, ampliar a visibilidade dos estabelecimentos locais e fortalecer o comércio e a economia criativa dos Campos Gerais. Além disso, busca incentivar a profissionalização dos empreendedores e contribuir para o desenvolvimento do turismo regional. Mais do que contabilizar votos, essa dinâmica reforça o papel do visitante como parte essencial da experiência e estimula os empreendedores a se engajarem ativamente, divulgando seus pratos e incentivando o público a participar.
Entre os destaques da última edição está o Deduch, localizado na rodovia de Ortigueira, que participa do Circuito anualmente com o tradicional Sanduíche de Salame e Queijo. Feito com pão caseiro assado em forno a lenha e salame artesanal com queijo colonial, o prato é famoso pelo tamanho generoso e pelo sabor único. Para a proprietária Paula Deduch, mais do que servir um bom prato, o sucesso também depende do envolvimento dos próprios empreendedores.
“Além de atrair novos clientes, o circuito fortalece a marca. Hoje, quando alguém pesquisa por sanduíche de salame, já encontra o nome do nosso restaurante. Isso transforma o prato em um produto e reforça a nossa identidade”.

De acordo com o Ministério do Turismo, a gastronomia regional é considerada patrimônio imaterial do Brasil e exerce um papel estratégico na atração de turistas de diferentes partes do mundo. Na região dos Campos Gerais, sabores tradicionais como Alcatra no Espeto, Pão no Bafo e as tortas holandesas expressam não apenas técnicas culinárias, mas também história, identidade e pertencimento.
Outro elemento que reforça a relevância dos produtos e saberes locais é a Indicação Geográfica (IG), um registro que reconhece produtos ou serviços com características únicas de seu local de origem. A IG contribui para o valor, reputação e identidade da gastronomia. No Brasil, a IG é regulamentada pela Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996) e pela Portaria INPI/PR nº 04/2022, com registro concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O Circuito Gastronômico dos Campos Gerais estimula os empreendedores do setor alimentício a enxergarem a gastronomia regional como uma ferramenta estratégica para atrair turistas e fortalecer a identidade territorial. A participação dos visitantes com suas avaliações e o envolvimento ativo dos empreendimentos são peças-chave para ampliar o alcance dessa iniciativa e consolidar a região como um destino gastronômico de referência no Paraná.
Para participar, basta conferir as empresas cadastradas no site www.gastronomiadoscamposgerais.com.br, escolher os pratos, e, após o consumo, deixar sua avaliação no site.




Comentários