top of page
  • Foto do escritorYukê Comunicação

Geografia Gastronômica é tema de palestra no 2º Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais

A inscrição é gratuita



Dia 23 de novembro acontece a 2ª edição do Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais, com três palestras, oficinas e aula-show totalmente gratuitas na Estação Saudade.


Uma dessas palestras é sobre a Geografia Gastronômica dos Campos Gerais realizada pelo professor doutor Ricardo Ramos.

“Essa é uma oportunidade de apresentar um pouco dos resultados da minha pesquisa do doutorado (...) onde identifiquei 30 distintos produtos geogastronômicos distribuídos em centros e corredores turísticos que compreendem as rodovias que entrecortam a região”.

Na palestra, Ricardo pretende apresentar o que define uma região gastronômica e como utilizar a gastronomia como complemento aos segmentos turísticos já consolidados. “Existe variedade de serviços associados a esse setor, mas é importante também que os serviços aos turistas e a quem circula neste espaço, estes alimentos estejam conectados ao espaço onde se localiza”.


A abordagem de um território, na perspectiva da regionalização do turismo, faz os atrativos geograficamente próximos somarem para o turista ficar mais dias.

Entre os alimentos locais, estão os produtos de agricultura familiar da região, frutas e descendência.

“A região dos Campos Gerais do Paraná, além da miscigenação étnica, tem até os dias de hoje a influência do Tropeirismo na sua gastronomia (...)”.

Ricardos Ramos é doutor em Geografia pela UEPG, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piau, é turismólogo pela UEPG e tem curso técnico gastronomia pela UniCesumar, sendo também cozinheiro profissão pelo Atelier du Chef.


A palestra “A geografia Gastronômica dos Campos gerais” acontece no dia 23 de novembro às 14h. As inscrições podem ser feitas em www.gastronomiadoscamposgerais.com.br/forumdegastronomia.


O 2º Fórum de Gastronomia faz parte do Circuito Gastronômico dos Campos Gerais que neste ano acontece de 27 de outubro a 18 de dezembro, tem apoio da Abrasel, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Sebrae/PR, Sistema Fecomércio e Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Komentarze


bottom of page